Velhos hábitos, novos contextos

Se antigamente o vendedor era o maior conhecedor do produto em loja, hoje em dia isso não é mais realidade. A internet mudou a maneira que compramos e reduziu drasticamente esse abismo entre cliente e informação. Agora temos as respostas de nossas dúvidas a uma tela de distância. Por isso não funciona mais (na verdade, nunca funcionou) mentir ou omitir alguma informação só para conseguir vender mais. Além de poder conferir a veracidade das informações, o cliente ainda pode criar um grande problema para loja caso queira denunciar o vendedor e a marca por agir de má-fé.

A facilidade que o cliente tem de pesquisar, comparar e entender as diferenças entre os produtos, e ainda verificar sua eficiência, tudo por meios digitais, traz o desafio ao vendedor de se manter atualizado e ser criativo para criar o desejo de compras nos clientes. Mentir durante o atendimento nunca foi uma prática honesta. Um vendedor que mente é um vendedor mal treinado.

Durante o treinamento de vendas, batemos na tecla de que o vendedor deve estudar o seu produto até se tornar o maior especialista nele, pois isso o ajudará a responder toda e qualquer dúvida que surgir, além de ajudá-lo a criar estratégias de vendas e pensar em produtos complementares para o item principal. Quando o cliente sabe mais do que o vendedor, ele se torna o esclarecedor das informações e meio que torna o vendedor dispensável na sua função.

A internet tornou a honestidade e transparência vitais para os vendedores. Hoje, além de guardar todas as informações, também se tornou uma conselheira em meio a grande quantidade de informações disponíveis, auxiliando o cliente em sua busca. Um vendedor ruim ou mentiroso consegue ser facilmente desmascarado e exposto, principalmente nas redes sociais. Assim, essa má-fama prejudica a loja e a marca.

Então, o que fazer?

Antes do atendimento, estude os produtos oferecidos e atualize-se em relações às informações necessárias. Se você vende roupas esportivas, veja os principais campeonatos e tecnologias disponíveis no quesito vestimenta. Se você faz vendas consultivas para construção civil, leia sobre o mercado e economia no setor. Se durante o atendimento seu cliente não se mostrou satisfeito com um produto, talvez seja melhor investigar qual a sua real necessidade. Ao oferecer outros produtos condizentes com essa necessidade, independentemente do valor do produto inicial, você agregará serviço.

Dessa maneira, fica claro que a honestidade é uma característica fundamental como vendedor e pessoa. Honestidade na venda não só trará clientes satisfeitos como também resultará em uma boa imagem para a empresa. E isso certamente afetará positivamente os seus resultados em vendas.