As vantagens da mentalidade vendedora abrangem seus tentáculos em muitas áreas. Financeiro, networking, carreira são alguns dos exemplos. Você consegue um melhor rendimento através da maximização de certas áreas enquanto outras têm maior dificuldade, fazendo com que você nunca esteja desprevenido.

Já há algum tempo se fala sobre a importância e dos benefícios de ter uma mentalidade vendedora. Seja para vendas B2B ou B2C ou para quem nem mesmo trabalha diretamente com vendas, ter o mindset correto é importantíssimo.

A construção de um networking

Um dos maiores dons do bom vendedor é ser capaz de criar um networking efetivo. Isto é, desenvolver uma rede de contatos extremamente profunda para ser usada a seu favor. Através do networking, o vendedor é capaz de gerar uma reação em cadeia de benefícios – diretos ou indiretos.

Por exemplo, quando um cliente aparecer com determinado problema e o vendedor não pode resolvê-lo, mas conhece alguém que pode, duas portas se abrem. A primeira porta é a do cliente, ao mostrar-se preocupado com seu problema mesmo sem receber nada por isso. A segunda porta é a do conhecido que o vendedor indicará, que será grato pela indicação.

Nesse momento, o vendedor não terá se beneficiado. Porém, sua mentalidade faz com que ele transforme uma venda não realizada em duas situações favoráveis a si mesmo. A reciprocidade é um importante gatilho mental, e certamente este cliente e o vendedor indicado retribuirão esse feito.

A mentalidade vendedora é imã de oportunidades

Todos nós conhecemos um exemplo de produto que, mesmo sendo excelente, não é o mais vendido. Por mais que seja uma pena, no fundo nós sabemos que o problema desse produto é a falta de propaganda. E veja bem, produto não é apenas um objeto. Podemos muito bem estar falando de um serviço de excelência, por exemplo.

Imagine a barbearia próxima da sua casa, em que o dono faz barba, cabelo e bigode como ninguém. Ele é o melhor barbeiro que você já conheceu, mas mesmo assim não tem o faturamento tão bom quanto o do salão de beleza franqueado em frente. Isso acontece porque há uma diferença entre a propaganda destes dois negócios.

E tal diferença gera, por sua vez, uma disparidade de oportunidades também. Isto é, no dito popular, “Quem não é visto não é lembrado.”. E isso se faz verdade quando, mesmo com um produto excelente, tal produto não é conhecido. Afinal, como as pessoas saberiam do melhor barbeiro se ele não anunciasse a si mesmo? É preciso uma mentalidade vendedora para fazer as vendas acontecerem.

A adaptabilidade de um vendedor

O mercado – em qualquer instância ou área – vêm se tornando cada vez mais flexível. Comprova-se cada vez mais uma grande desvalorização de diplomas no país. Com essa variável a mais na decisão, ser contratado ou contratar fica cada vez mais difícil. Esteja você na posição de empregador ou empregado.

Entretanto, a resolução do problema é a mesma pra ambas as posições: ter o pensamento correto.

Por exemplo, se você pretende ser contratado, é preciso diferenciar-se do resto dos profissionais. A opção mais direta para esse caso é saber vender seu peixe. Da montagem do seu currículo à entrevista com o contratante, é importantíssimo saber como mostrar valor no seu produto – que nesse caso é a sua força de trabalho.

Por outro lado, se você está contratando, a mentalidade vendedora também se faz presente. Você pode, por exemplo, repensar a capacitação de seus funcionários atuais junto do ingresso de novos contratados. Isso impulsionaria as suas vendas de maneira exponencial e resultaria em um retorno de investimento praticamente imediato e serviria de prevenção para ter de contratar novamente em um curto prazo de tempo.

Em dúvidas sobre como desenvolver uma mentalidade correta? Entenda um pouco mais em nosso Master Class!
No nosso blog você pode acompanhar mais dicas sobre como alavancar sua carreira ou seu negócio. Inscreva-se abaixo na nossa newsletter pra não perder nada!