Imagine que você entrou em uma loja com o objetivo de conhecê-la, ou talvez comprar algum produto específico. Como você acha que desenvolveria sua jornada de compra? Pediria uma descrição do produto? Procuraria entre as prateleiras? Ou talvez pediria por uma amostra grátis? De acordo com o Neuromarketing, a resposta a cada uma dessas perguntas pode delinear o seu perfil específico de compra, que deve ser levado em conta na estratégia de vendas da empresa.

O Neuromarketing

O campo de estudos do Neuromarketing compreende conceitos da neurologia e sua aplicação nas vendas de uma empresa. Esse conhecimento pode ser utilizado desde a criação da marca até a tomada de decisão. Ele também pode servir para o processo de desenvolvimento do produto e de sua publicidade. O blog de Roger Dooley (em inglês) é uma boa fonte de conhecimento sobre essa nova área.

As decisões do cérebro

De acordo com a teoria, nem todo processo de decisão por parte do cliente perpassa por considerações de cunho meramente racional. Muitas das nossas escolhas refletem emoções, vontades e instintos que induzem a um impulso de compra. Nesse momento, entra em cena o cérebro primitivo. É importante que o vendedor esteja atento ao perfil do consumidor para criar estratégias que fomentem esse lado mais irracional do cérebro.

Como utilizar o Neuromarketing?

O comportamento do consumidor representa uma boa parte do foco dos estudos do Neuromarketing. A teoria indica que as pessoas recorrem a diferentes sentidos quando desejam efetuar uma compra. Esse processo depende essencialmente das características inerentes de cada indivíduo. Há pessoas com perfil mais visual, outras mais auditivas e há também as que utilizam outros sentidos em conjunto.

Como abordar clientes potenciais com perfis distintos?

Dependendo das características do cliente, você deve adequar a sua estratégia de vendas. Por exemplo, se você percebeu que seu cliente preza pelas características visuais do produto, como design e limpeza, vale concentrar esforços em melhorar ou manter esses bons aspectos. Por outro lado, se o cliente é mais auditivo, você pode fazer com que sua equipe de vendas apresente uma boa descrição oral do produto, reforçando especificidades e atributos importantes para o seu cliente. Para dicas de como captar mais clientes, clique aqui.

Quem utiliza o Neuromarketing?

Embora matérias recentes indiquem que o Neuromarketing ainda engatinha no Brasil, muitas empresas já utilizam essa técnica e têm conseguido bons resultados. Nos EUA, empresas como Google, Microsoft e McDonald’s já utilizam ferramentas de Neuromarketing para conhecer melhor seus clientes e oferecer a eles melhores serviços.

Gostou do conteúdo? Que tal compartilhá-lo com seus vendedores? No nosso site, você encontra vários cursos que podem ajudar a potencializar as vendas da sua equipe.