Em um mundo abarrotado de ofertas competitivas e técnicas de vendas cada vez mais selvagens, fica cada vez mais difícil conquistar e fidelizar um cliente. O relacionamento pessoal torna-se importante na hora de obter sucesso em vendas e é capaz de alavancar os negócios de forma extraordinária. Construir um relacionamento com o cliente de forma verdadeira e com empatia, conta pontos e transforma você em um vendedor diferente dos demais.

Os produtos e serviços que você deverá vender, você já sabe quais são.

Mas e o cliente? Para quem você está querendo vender tudo isso? Quais são seus principais interesses? Quais são suas necessidades atuais e futuras? Parece intromissão demais, mas não é. Conhecer bem o cliente antes de fazer contato e realizar uma apresentação é fundamental para demonstrar que você, de fato, está preocupado em vender a ele algo bom. E não está apenas empurrando um produto pela simples necessidade de bater suas metas mensais. Veja no cliente o elemento fundamental para seu sucesso. Enfim, pense a partir dele e crie estratégias genuínas de vendas.

Construir um bom relacionamento com seu cliente tem muito a ver com empatia. É preciso enxergar pelos olhos do outro, oferecer o que ele está buscando de forma verdadeira e procurar sempre atendê-lo da melhor maneira possível. Ao encontrar-se com um cliente, tenha tudo isso em mente e tente captar os sinais que ele transmite. Além de tudo o que você já sabe, observe quais são suas necessidades e desejos e apresente a melhor solução. Certamente, para o cliente, isso não tem preço.

E após finalizar?

Feito o negócio, não desapareça! Obviamente, o relacionamento pós-venda é tão importante quanto os primeiros contatos. De certo esse será o diferencial que fará com que ele volte a fazer outra negociação com você, e não o concorrente. Primeiramente dê atenção ao cliente antes, durante e depois das negociações procurando saber suas necessidades e opiniões. Além disso, aumenta o nível de satisfação e é provável que ele torne a entrar em contato com você.

Primeiramente, pense sempre no relacionamento com seus clientes como mais uma estratégia. Porém, que deve ser feito de forma natural e buscando sempre um bom resultado de vendas. Coloque-se no lugar deles e seja o vendedor pelo qual você gostaria de ser atendido. Por fim, lembre-se: em tempos de tantas ofertas, é preciso ser você mesmo o diferencial.