O treinamento de vendas é frequentemente questionado, principalmente por aqueles que pouco entendem sobre o investimento. Muitas vezes os vendedores necessitam urgentemente de treinamento, mas o líder não percebe a necessidade. Em outros casos, a precificação do treinamento não parece adequada ao investidor, e isso se deve principalmente a falta de percepção acerca dos tipos de retorno que o treinamento proporciona.

Com tudo isso em mente, você sabe como avaliar se precisa ou não treinar a equipe? Veja abaixo pontos importantes e tire sua conclusão.

Identificando seu problema

O primeiro passo pra definir se é preciso ou não de um treinamento de vendas é definir o problema a ser solucionado. Devido a grande divisão do setor em diversas áreas e tópicos, muitas vezes as vendas não são o maior problema. É preciso identificar se a questão se pauta realmente nas vendas e no atendimento, e não no marketing ou em outro setor.

Pra isso, é importante ter atenção e consultar-se com quem realmente entende. Ainda que a maioria dos treinadores vá te dizer quando você precisa ou não do serviço, é muito mais fácil fazer essa avaliação por si só. Afinal de contas, tempo é dinheiro.

Decidindo a metodologia

É importantíssimo observar o método utilizado pelo facilitador para transmitir o conteúdo durante o treinamento. Ao contratar um serviço de treinamento de vendas, a metodologia e o conteúdo são pontos-chave na hora da escolha, em que devem exercer determinados fatores e prover características fundamentais para o bom prosseguimento da qualificação da equipe. Desta maneira, é possível projetar o prazo e o nível de retorno do investimento.

O primeiro ponto a ser observado é: o quanto este método pode se encaixar ao meu produto? Em segundo lugar, é extremamente necessário observar o conteúdo-base da metodologia. E, por fim, as ferramentas utilizadas, assim como o perfil de facilitador. Afinal, o objetivo do treinamento não é abraçar árvores, mas sim profissionalizar a equipe de vendas.

Pra isso, tomando como exemplo, existe o MOVE. O Método de Orientação para Vendas consiste em 10 ações cotidianas que, ao fim, produzirão o resultado esperado. Entretanto, o grau de personalização observado no método é o que mais surpreende. E, a justificativa mais latente é a variedade de mercados em que o método foi inserido. De serviços de beleza a varejo de roupas, atravessando até o mercado de gasolina. Afinal, o método que tem o sucesso já concretado, é relevante a qualquer área de atuação.

Escolhendo o facilitador do treinamento de vendas

A base e o fundamento da comunicação é saber transmitir, através de diversos meios, a informação. Sendo assim, o facilitador precisa ser avaliado de acordo com a sua qualidade em transmissão de conteúdo. Não obstante, as ferramentas que ele utiliza são grandes indicadores de sua técnica e qualidade de ensino. E, no fim, a transmissão do conteúdo e a garantia de um treinamento bem introduzido é tudo o que importa.

E, pra ser capaz de avaliar o facilitador, é preciso ter em mente alguns fatores. Saber a eficiência de cada tipo de aprendizado, por exemplo, é fundamental. Caso não esteja familiarizado com este fator, existe uma pesquisa de William Glasser, psiquiatra, que determina a porcentagem de eficiência. Veja abaixo.

Treinamento de vendas

Sendo assim, é de extrema importância tomar ciência do facilitador. Investigar a estratégia, observar seus cases, obter feedback de clientes. Todos estes pontos irão ajudar a escolher o melhor treinador para sua equipe.

Ainda em dúvida? Saiba mais sobre os nossos treinamentos e esclareça suas dúvidas!