Provavelmente você já ouviu que para ser um bom vendedor é preciso uma boa lábia. Sim, essa questão contribui para o seu sucesso profissional. De maneira oposta, se você consegue convencer seu cliente a comprar seus produtos baseados apenas em uma boa conversa, grandes são as chances de ele não voltar ao seu estabelecimento. De forma semelhante, ele pode voltar com uma impressão negativa. Portanto, vender é uma arte e você entenderá mais nesse post.

Dicas para ser um vendedor profissional

Naturalmente, existem características em comum para todo vendedor profissional e que você também precisa manter em seus dias:

-Ter uma boa comunicação para resolver as dúvidas e questões do cliente;

-Ter criatividade para apresentar o produto de forma persuasiva e consistente;

-Ter capacidade investigativa para entender todos os problemas dos seus clientes sem questioná-los demais;

-Ser adaptável para saber lidar com clientes de diferentes personalidades;

-Ter empatia para sentir a necessidade do cliente;

-Manter um boa networking com os contatos certos para seu crescimento profissional;

-Ter uma total tenacidade comercial para buscar todos os resultados procurados por seus clientes.

Sorrir é sempre importante

Uma pesquisa feita pela Better Business World Wide, em parceria com a empresa brasileira Shooper Experience, mostrou que apenas 79% dos atendimentos em comércios brasileiros começam com um belo sorriso do vendedor. Certamente uma boa aparência faz uma grande diferença na venda. Logo, isso fez o Brasil figurar o penúltimo lugar, ficando à frente apenas do Japão. A média foi de 97% para o ranking.

No entanto, mesmo levando a fama de sorridentes e bem-humorados, parece que os brasileiros ainda precisam melhorar muito nessa questão. Sendo assim, que tal levar essa dica para seu atendimento a partir de agora? Por fim, não esqueça: o bom sorriso já é um ótimo passo para começar um relacionamento positivo com os seus clientes.

O que achou das dicas? Deixe seu comentário! Conte-nos sobre suas experiências!