O engajamento é um dos pilares essenciais da venda. Isto é, porque o cliente precisa ter confiança na compra que está realizando. Por sua vez, a taxa de conversão das suas vendas é praticamente dependente do nível de engajamento dos seus prospects. Afinal, a apresentação é um momento crítico.

Sendo assim, fica mais claro quando tratamos da importância do engajamento. E, se você ainda não traçou um plano estratégico para aumentá-lo, já passou da hora de fazê-lo. Afinal, se você não está crescendo, você está morrendo.

Qual a importância do engajamento?

Já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica?

Pois é, isso de fato é verdade. Ainda mais em algo tão delicado quanto vendas. Afinal, antes de tudo, a venda é a criação de um relacionamento, e nós nos relacionamos apenas com quem gostamos. E, pra criar esse relacionamento, é preciso fazer com que o cliente esteja engajado na sua proposta.

A abordagem

A abordagem é, em poucas palavras, a maneira com que você lida com seu cliente. Cada cliente tem uma susceptibilidade a uma abordagem, e você precisa decidir qual vai usar antes de se direcionar à venda. Para a escolher a abordagem, avalie os recursos que você tem consigo, reúna tudo que trará desejo de compra ao cliente. E, obviamente, use isso para convencê-lo.

Tenha em mente alguns dos modelos mais comuns em abordagem de engajamento. Por exemplo, existem abordagens tradicionais, abordagens com base no perfil social, entre outras, como a de produto, em que altera-se o foco, assim como na abordagem de promoção.

Lembre-se: tudo é situacional, portanto planeje-se e aborde com sabedoria.

Leia Também: Gatilho Mental: 12 gatilhos para utilizar a mentalidade ao seu favor

A experiência

Vender um produto nunca foi simplesmente obter lucro em cima de uma produção. No processo, fica implícito um valor, uma marca, uma experiência. E nesse quesito, o atributo principal de qualquer produto é saber como se diferenciar do resto. Há várias maneiras de se diferenciar, sendo a mais precisa através do atendimento ao cliente. Afinal, você pode ter o melhor produto, o melhor preço e ainda assim não ser lembrado. Mas, pode ter certeza: se tiver o melhor atendimento, o cliente sempre vai voltar.

Quer um bom exemplo? Veja a rede de restaurantes Outback Steakhouse. Existem, com toda certeza, restaurantes muito mais baratos no mesmo segmento. De maneira semelhante, existem também restaurantes com um produto considerado superior ao oferecido pela rede. Entretanto, apesar disso tudo, o Outback é sempre lembrado.

Por quê? Porque o atendimento e o relacionamento com o cliente é a prioridade. Eles têm um bom produto, um preço mediano, mas as pessoas nunca esquecem o Outback porque são atendidas com excelência.

A confiança e a credibilidade

Muito se discute sobre o que surgiu primeiro: a confiança ou a credibilidade. Ainda que a discussão entre qual vêm primeiro seja muito interessante, é mais pertinente refletir sobre o valor de ambas as variáveis no atendimento ao cliente.

Leia Também: Script, pitch e método: como diferenciar e fazer bom uso

E isso se deve porque, inevitavelmente, é preciso ter as duas para realizar uma venda mais tranquila. Afinal, o engajamento do seu cliente depende, fundamentalmente, da confiança que ele tem em você e na credibilidade que você passa do seu produto. O grau de proporção desses dois fatores é diretamente proporcional à probabilidade de conclusão da venda.

Portanto, desenvolva ao mesmo tempo a credibilidade do seu produto – com suas características, benefícios e vantagens – e a confiança em sua aparência como vendedor. Essa é a fórmula perfeita para a venda.

O caminho para o engajamento de clientes ficou mais claro? Se quiser saber mais, entre em contato com os especialistas no assunto e desenvolva um método personalizado de atendimento para sua equipe!