É notório que cada tipo de comércio reage de maneira diferente à anomalias na rotina do país. Porém, você já viu na prática como os diversos tipos de varejo respondem aos dias de jogos do Brasil?

Entenda abaixo um pouco mais sobre os impactos que a hora do jogo causa no comércio varejista.

O varejo total

Quando comparado à um dia comum, percebe-se uma variação de em média 22% abaixo do normal. Obviamente, o valor é atenuado ou intensificado devido aos vários tipos de comércio, então atente-se para uma margem de erro. Ainda assim, é um fato:  o horário de jogo causa uma redução brusca no consumo.

Imagem 1 – Varejo Total 22/06

Imagem 2 – Varejo Total 17/06

O varejo de alimentação

Indo por outro caminho, o varejo de alimentos teve uma queda mais singela. Exceto no caso dos bares e restaurantes durante o jogo de domingo. Ainda assim, vale a reflexão: as padarias e bares tiveram elevações de consumo em horários específicos. Para as padarias, antes do jogo, preparando-se para a partida. No caso dos bares, o horário de gradativo aumento começa próximo ao fim do jogo.

Imagem 3 – Alimentação: Bares e Restaurantes 22/06

Imagem 4 – Alimentação: Bares e Restaurantes 17/06

Imagem 5 – Bares 17/06

Imagem 6 – Padarias 22/06

Varejo de bens duráveis

Com de se esperar, maior choque vem nesse setor. O comércio de móveis e vestuário variou de 29 a 57 percentuais negativos. A queda, por mais que esperada, se mostra intensa. Após o jogo, as vendas voltam aos poucos ao normal, no entanto.

Imagem 7 – Vestuário 17/06

Imagem 8 – Móveis, Eletro e Departamento 17/06

Imagem 9 – Vestuário 22/06

Imagem 10 – Móveis, Eletro e Departamento 22/06

Outros

Observa-se também que os supermercados sofreram quedas bruscas, principalmente no jogo que se fez na sexta-feira. A queda neste foi de 18,7%. No domingo, atenuada, marcou 2% negativos. As drogarias também tiveram semelhante destino: -17% no domingo e -15,7% na sexta feira.

Por fim, não esqueça de reparar que o Brasil dispõe de três fuso horários diferentes no período de inverno. Portanto, considere que para pelo menos 6 unidades federativas os jogos aconteceram uma ou duas horas antes.

Com os dados acima, entender um pouco mais sobre o regime de vendas durante os jogos fica mais simples. A partir de agora, trace uma estratégia e contorne – ou aproveite – as variações durante esse período de Copa!

Ainda não sabe muito bem como? Então entre em contato com o Instituto Vendas!