Garantir o sucesso nas vendas exige mais do que simplesmente atender uma quantidade maior de clientes, é conseguir construir uma boa estratégia com foco na fidelização do cliente.

É notório que o mercado possui um grande número de empresas que investem metade do seu tempo na tentativa de alcançar uma boa colocação no ranking de liderança de vendas em um determinado seguimento de produto ou serviço.

Pense um pouco:

– Você coloca o cliente no centro das suas decisões?

– Na hora de aplicar o que é bom ou não para a sua empresa, você leva em consideração apenas os desejos do cliente ou o que é melhor para seu negócio e seu time de vendas?

Primeiramente, antes de uma estratégia para que a empresa alcance o sucesso nas vendas, existem cuidados. Antes de tudo, é fundamental manter um atendimento de qualidade e o relacionamento com seus clientes sempre em alta. Os clientes são mais que apenas consumidores de produtos e serviços, eles são a alma de todas as empresas. Sem eles, qualquer negócio pode fechar suas portas antes do esperado.

No atual cenário do mercado brasileiro, diversas empresas, desde as grandes corporações até as pequenas empresas, enfrentam um desafio constante de como integrar todas as suas áreas para entregar uma experiência única em vendas e atendimento mantendo suas vendas sempre em alta. Para ajudar nesse grande desafio, apresentamos 5 passos que irão ajudar sobre o que fazer.

1 – Construa uma aliança com o seu cliente.

A primeira pergunta que surge ao pensarmos em vendas é o que fazer para aumentar as vendas em nossas empresas? Independente do ramo de atuação do seu negócio, tenha como prioridade a entrega da melhor experiência para o cliente. Está precisa ser a base de qualquer equipe que trabalha com vendas e atendimento. Esse é um desafio muito complexo, que se torna ainda mais difícil para as empresas que mantem um relacionamento a distância. Mas culpar esse distanciamento para não alcançar seus resultados não irá adiantar.

Para se obter o sucesso nas vendas é fundamental entender o comportamento do cliente quando ele entra em sua loja. É fundamental entender o que realmente ele deseja. Quando a empresa possui o foco apenas no resultado final, a conclusão da venda, o cliente se desinteressará pela venda. O grande segredo das empresas de sucesso é que eles constroem um trabalho voltado para o cliente. Mantenha o cliente no centro de suas decisões. É através dele que a sua empresa irá crescer.

Mas para alcançar grandes resultados, é necessário prestar atenção aos pequenos detalhes. Que resumidamente, vão desde à forma em que seu time de vendas recebe o cliente até a forma em que os produtos e materiais de divulgação estão organizados na loja. O segredo nesse ponto é fazer com que todas as pessoas em sua empresa se conscientizem que eles estão trabalhando para entregar qualidade. Sendo esta para o cliente ou para as áreas internas de sua empresa. Não é apenas um produto ou serviço, é a satisfação de um desejo que o cliente possui.

2 – Adapte sua marca ao mercado.

Quando o movimento das lojas não vai bem, a primeira reação é pensar que o problema está na equipe de vendas. Mas a questão, na maioria dos casos, é que essa queda no movimento não se dá por conta do time de vendas. Tal queda do movimento nas vendas é ocasionada por um conjunto de diversos fatores. Fatores estes que só podem ser identificados se você perguntar o que mudou para os seus clientes e consumidores.

Uma boa pesquisa sobre à sua base de clientes, o que eles compraram ou deixaram de comprar, ajuda a identificar e tratar o “X” da questão.

3 – Tenha foco nos resultados que quer alcançar.

Uma das melhores maneiras de conseguir identificar o que aconteceu em sua loja é a utilização de métricas (conjunto de dados, valores, necessários para avaliar as ações do cliente). Pode ser que as vendas de sua loja tenham diminuído por conta de um novo estabelecimento concorrente ou porque a atenção dos consumidores sobre o produto oferecido pela sua empresa tenha diminuído. Seja qual for o motivo desta queda, você precisa pensar e formular um bom plano de ação. Só assim poderá mudar o ponto de vista dos clientes o mais rápido possível.

Acima de tudo, isso é um grande desafio. Sendo assim, peça ajuda ao próprio cliente para melhorar ainda mais seu atendimento e assim o volume de suas vendas. Utilize perguntas simples sobre o que ele achou de seu produto, atendimento e de sua loja. Com isso, faça uma análise rápida dessas informações, um cálculo simples. Dessa forma será fácil de atingir todas as suas metas.

4 – Mantenha seus contatos profissionais ativos.

Diversos empresários comentam sobre a clientela perfeita, mas para conseguir uma ideia clara do público alvo que sua empresa deseja atrair, é necessária uma grande experiência de mercado.

Seria fantástico se todas as empresas tivessem uma clientela que sempre consumissem seus produtos. Melhor ainda se fossem fiéis a sua marca e que tivessem uma boa condição financeira para compra. Porém, no atual cenário do mercado brasileiro, é raro achar um cliente com esse perfil.

Busque a experiência de outros empresários, trabalhe o relacionamento com seus contatos profissionais. Assim como, entenda quais sinais o mercado pode ter apresentado sobre o que você está fazendo de certo ou errado em seu negócio. Construir uma boa clientela dependerá da sua rede de contatos e, de entender o que especificamente está acontecendo no ramo de atuação de sua empresa.

O mais difícil neste cenário é entender quais são as novas oportunidades e ao trocar e adquirir novos conhecimentos. Podendo ser por treinamentos, livros ou com pessoas que possuam o mesmo tipo de entendimento. Dessa maneira, maior serão as possibilidades de buscar novas oportunidades para o crescimento do seu negócio.

Não pense que a dificuldade está batendo apenas à sua porta. Assim como você, inúmeras empresas estão passando por algum tipo de desafio e dificuldade. A chave para manter as vendas em alta durante todo o ano, superando esses desafios é entender os reais desejos do cliente. E, a partir disso, quais ações você deve tomar para solucionar essa dificuldade.

5 – Faça seu time de vendas trabalhar em parceria com o marketing da sua empresa.

Para aprimorar suas vendas, não basta que sua empresa tenha um bom time de vendas e um bom marketing. É fundamental que essas duas equipes trabalhem juntas para aproveitar o melhor que vocês têm a oferecer para o cliente. Portanto, pense em sua equipe de vendas e marketing como os dois lados de uma mesma moeda.

No dia a dia de sua empresa, você sempre terá dois lados. No primeiro você tem as informações do seu time de vendas, que está na ponta e pode dar um retorno sobre o que está funcionando ou não sobre as campanhas propostas. Assim como do outro lado a equipe de marketing bolando novas ações para alcançar aos clientes que estão evadindo. Nesse ponto podem surgir divergências entre as áreas (de vendas e marketing), seja por desenvolverem campanhas ou promoções desafiadoras aos vendedores ou por não serem respeitadas as campanhas desenvolvidas buscando apenas fechar a venda.

É necessário ter atenção ao lidar com essas divergências de informações. Afinal, estas podem ser apenas sentimentos dos seus colaboradores, que resultarão em uma percepção incorreta. Fique atento ao que cada equipe está comentando para chegar ao real motivo da divergência.

O grande segredo para resolver esse dilema é fazer com que todas as equipes funcionem juntas. Isto fará com elas que entreguem sempre o seu melhor produto. Aplique feedbacks (devolutivas) constantes para todos, ajustando as ações realizadas, mas que não tenha dado certo por algum motivo, e valorizando as ações e atitudes que tenham dado certo. Lembre-se que todos podemos melhorar em tudo o que fazemos. O mercado não é estático, sendo ele composto por clientes que sempre buscarão novidades com o melhor preço e atendimento. Além disso, ainda há os concorrentes que buscam apresentar novas ideias e soluções, assim como você está buscando.

Então, como resolver?

Naturalmente, uma simples e prática resolução é promover constantes reuniões com sua equipe. Todos os colaboradores precisam ter muito claro quais são os objetivos e metas a serem alcançadas. Assim como as métricas utilizadas para se atingir esses resultados. Da mesma maneira, devem saber quais os planos de ação que podem utilizar caso não se alcancem os resultados esperados. E, acima de tudo, que todos estejam alinhados com a estratégia da empresa.

Aplicar os feedbacks para todos os membros do seu time de vendas e acompanhar a evolução de sua equipe pode dar bastante trabalho. Mas se você desenvolver uma estratégia de melhoria contínua, todos alcançarão um melhor resultado durante todo o ano.