O comércio brasileiro vive uma grande crise em todas as suas áreas de atuação afetando até mesmo as datas comemorativas. Estas que por sua vez sempre geraram um bom retorno aos empresários e vendedores. Segundo estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismos do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o faturamento total no varejo brasileiro no último Dia das Crianças foi 3,9% menor do que em 2015 (já descontada a inflação), o que representa cerca de R$ 2,2 bilhões a menos do que no ano passado.

Essa queda nas vendas no Dia das Crianças tem acompanhado o recuo generalizado da atividade econômica. Além disso, influenciada por juros elevados, grande taxa de desemprego e maior cautela dos consumidores gera uma gigantesca dificuldade de se vender na crise. Finalmente, estudos sobre a economia do Brasil relataram um encolhimento de 0,3% no primeiro trimestre de 2016.

Mesmo que todos esses dados pareçam aterrorizantes, existe uma saída para todos os vendedores. Através de uma abordagem correta, é possível gerar novas vendas em todos os segmentos. Para se alcançar o sucesso em vendas neste período, fique ligado nas melhores estratégias de venda que irão te ajudar a superar todas as metas mesmo durante a crise!

1 – Mantenha-se informado para agilizar o processo de vendas

Durante qualquer crise que você sofra, seja em sua vida pessoal ou profissional, é fundamental fazer uso de uma ferramenta poderosa para alcançar o sucesso de toda a estratégia: manter-se informado. Portanto, quanto maior a quantidade de informações e argumentos você possua, melhores serão seus resultados.

Na hora de realizar a venda de um produto ou serviço não é diferente. É fundamental que você utilize todas as informações sobre o seu comércio, concorrentes e clientes para que consiga otimizar o processo de vendas.
Por exemplo, descobrir como a crise atingiu a seu negócio e ao consumidor final no mercado em que você e sua empresa atuam.

– O consumidor está mais cuidadoso ao realizar uma compra?
– Houve uma queda no volume de compras ou no faturamento médio das vendas?
– Existe algum produto ou serviço que começou a vender mais do que o outro durante a crise?

Ao analisar essas informações, fica mais fácil identificar a real situação financeira de sua empresa, facilitando a otimização de todo o processo de vendas. Utilize todas as informações a seu favor. Realize pesquisas junto aos clientes sobre o que os agrada e o que eles esperam de sua marca. Além disso, busque se adaptar a todas as mudanças que o mercado em que você atua esteja exigindo. Desenvolva sua equipe, mantendo eles informados e motivados, através de treinamentos em técnicas de vendas e outros canais de conhecimento.

Certamente, quanto mais preparados, maior será a chance de garantir a satisfação do cliente final.

2 – Busque adequar as ofertas ao público que frequenta a sua loja

Por falar em estar preparado para o mercado consumidor, é necessário adaptar as ofertas praticadas em sua empresa para a clientela que busca seu mercado de atuação, seja ele qual for (vestuário, eletrônicos, alimentícios, etc.). Em seguida, leve em consideração a necessidade dos consumidores que buscam sua marca, seus produtos e/ou serviços. É fundamental que você tente variar os produtos que você comercializa. Afinal, manter-se sem alteração pode diminuir suas chances de melhoras nas vendas.

Se possível, busque diversificar as opções de produtos e/ou serviços pensando no consumidor final. Como exemplo, em uma loja, realize promoções com conjuntos de produtos ou itens alternativos mais vantajosos para o cliente (“Pague 3 e leve 4”). De maneira semelhante, busque negociar com seus fornecedores descontos ou bonificações para seus produtos comercializados. Além disso, verifique a possibilidade de alterar sua precificação, buscando valores mais competitivos e atraentes para o cliente.

Mas fique ligado, é fundamental que suas promoções sejam condizentes com a realidade do mercado em que você atua, as necessidades que eles possuam, focando a exclusividade para cada cliente devido à crise.
Dessa forma, levando em consideração de uma maneira mais intensa e relevante as opiniões e precificações de seus produtos e serviços, seu negócio e suas ofertas se tornam mais atrativos aos clientes.

3 – Invista no seu time de vendas

Após adequar suas ofertas, você terá superado metade do caminho na busca do sucesso nas vendas. O restante deste caminho será alcançado com ajuda do seu time de vendas, que está em contato direto com os consumidores, representando a imagem da sua empresa.

Dessa maneira, investir na performance de seus vendedores, apresentando novas ferramentas que proporcionem melhorias em seus desempenhos e para a própria empresa, é crucial para o fechamento de novas vendas e manter em alta a reputação de sua empresa. Assim, existem diversas formas em que sua equipe de vendas possa se aprimorar, como exemplo:

– Investir em treinamentos de vendas.
– Ensinar a eles as diferentes formas de negociação em vendas.
– Orientá-los sobre os processos de vendas praticados por sua empresa.
– Motivá-los, ajudando a todos a superar as metas estabelecidas.
– Buscar descontos através de parcerias com faculdades. Decerto, a especialização de seus funcionários trará benefícios.

Naturalmente, a capacitação de seus colaboradores, seja no âmbito profissional ou pessoal trará benefícios. Logo, através de treinamentos de técnica de vendas, ou com uma formação superior, o atendimento será cada vez melhor. Correspondentemente, isto se converte em um maior volume de vendas em um menor período de tempo. Que por sua vez garante uma maior qualidade e satisfação do cliente final.

4 – Busque mais que apenas um novo consumidor, faça clientes fiéis a sua empresa.

De fato, é muito importante buscar novos consumidores do produto e/ou serviço oferecido, porém, mais que isso, é fundamentar garantir a satisfação desses consumidores, transformando-os em clientes fiéis.
Essa satisfação do cliente, faz com que ele volte mais vezes à sua loja, e mais que isso, gera a melhor propaganda de todas, a “boca a boca”. Com isso, o marketing gerado pelo cliente que foi fidelizado é extremamente poderoso. Por conseguinte, ele indica sua empresa para outras pessoas por conta da qualidade de seus produtos, serviços e/ou atendimento. Por fim, isto acaba resultando em uma quantidade cada vez maior de novos clientes.

Porém, para se alcançar esse resultado, é fundamental que o cliente saia de sua loja com uma boa experiência de compra. E isto começa pelo atendimento e vai até o pós-venda. Estreitar a relação entre o vendedor e o consumidor, garantindo sua satisfação, proporciona o retorno do cliente para novos negócios. Ele promove a fidelização à sua empresa.

5 – Adicione valor à sua marca para vender durante a crise

Adicionar valor à sua empresa é fundamental para alavancar sua marca e sua colocação no mercado brasileiro.
Nesse ponto não se pode confundir o valor financeiro de um produto ou serviço, seja ela barato ou caro, com o valor gerado por sua empresa. Além disso, esse valor é apenas um dos fatores que farão com que você tenha sucesso durante a crise.

Se seu time de vendas proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente, isso agregará à marca. Por exemplo, seu produto, serviço e até mesmo o atendimento prestado agrega valor à sua marca. Se o produto ou serviço oferecido conseguir auxiliar ao cliente na hora de economizar dinheiro durante a crise (custo – benefício). Da mesma maneira, isso também irá agregar valor sua empresa na hora da propaganda “boca a boca”.
Ao garantir a excelência em vendas e atendimento, você aumentará a percepção de valor que eles possuem da sua marca.

Utilizando essas estratégias de venda durante a crise, você permite que sua empresa tenha maiores chances de superar a recessão. Portanto, destacando seu negócio diante deste grande mercado competitivo.