A produtividade é sempre associada à algo metafísico. Porém, é mais simples do que parece, só é preciso compreender as variáveis que exercem influência. Com premiações, desafios e até exercícios físicos você pode conseguir aumentar a produtividade da sua equipe de vendedores, basta aplicar da maneira correta.
Seus vendedores têm conseguido render como esperado? Se a resposta for negativa, é natural que o rendimento precise ser aperfeiçoado. Por outro lado, você já parou para pensar que, mesmo com as metas batidas, seus resultados poderiam ser ainda melhores? Independentemente do atual desempenho do seu time de vendas, aumentar a produtividade é sempre importante. Por isso, no artigo de hoje, preparamos 5 boas práticas a serem seguidas para fazer sua equipe de vendedores produzir, se motivar e vender mais.
1 – Informe como metas são importantes
Será que a sua equipe de vendedores sabe a importância de atingir objetivos para suas atividades diárias e o futuro da empresa?
Muitas vezes, os valores da empresa não estão em sincronia com os valores pessoais dos colaboradores. Pra resolver isso, é preciso equipará-los. Entre em contato com sua equipe de vendedores e veja qual a meta pessoal delas. Faça um quadro de sonhos, se for preciso. O importante é alinhar o processo de crescimento da empresa com o crescimento pessoal das pessoas, pois só assim existe garantia de progresso.
Por isso tanto se fala em compartilhar metas e deixar a visão e missão bem claras. Afinal, é fundamental que o seu time de vendas entenda como a contribuição deles interfere nos resultados multiescalares da companhia. Ao compreenderem que a produtividade de cada um tem papel decisivo, certamente se sentirão mais motivados para exercer o trabalho.
2 – Ouça a sua equipe de vendedores
Um dos passos mais importantes para aumentar a produtividade é ouvir as ideias de quem justamente você espera melhorar o desempenho. Se os seus vendedores têm algum problema ou sugestões para melhorar os rendimentos ou o ambiente de trabalho, considere o que eles têm a dizer.
É importante destacar que, na maioria das vezes, a vivência e experiência no campo das vendas surge dos próprios vendedores, como um script personalizado. Ouvir eles faz parte da progressão em equipe da empresa, assim como ouvir todos os outros funcionários. Muitas vezes eles trazem insights que nunca foram pensados antes.
A participação deles é importante para gerar melhorias nos processos, caso você acate as demandas, integração e, principalmente, motivação — uma vez que eles percebem que as suas ideias são valorizadas pela empresa.
3 – Premie os vendedores mais produtivos
O reconhecimento certamente é um dos principais fatores de incentivo para um profissional que precisa render mais. É frustrante para um vendedor que se empenha não se sentir prestigiado, ao menos com um “muito obrigado” ou um feedback construtivo.
As recompensas e bonificações não precisam ser necessariamente em forma de acréscimo no salário. Muitas vezes, uma cesta básica é bem vinda aos vendedores. No entanto, é preciso ser razoável. Se seu vendedor fez uma série espetacular e bateu a supermeta com folga, este é um talento que você não pode perder. Portanto, não segure a mão se for possível dar uma bonificação no salário, afinal, ter um craque no time além de garantir bons resultados, nivela o resto da equipe de vendedores por cima.
Em casos menos expressivos, como um funcionário alcançando sua meta, talvez não seja adequado uma bonificação. Porém, o reconhecimento é fundamental pra manutenção da produtividade. Sendo assim, lembre-se de parabenizá-lo, diga que está fazendo um excelente trabalho e que confia plenamente nele.
Desse modo, é importante fazer com que ele note que, com as metas batidas, haverá uma recompensa alinhada aos seus esforços. Você pode trabalhar com diversos prêmios, como promoções, viagens, comissões, descontos em serviços etc.
4 – Treinamento deve ser constante
Se você espera um melhor desempenho da sua equipe de vendedores, então eles precisam ser treinados periodicamente. É fundamental colocá-los em cursos e treinamentos para que possam renovar ou adquirir novas habilidades – como criatividade, marketing pessoal e empreendedorismo, bem como aprender a trabalhar com novas ferramentas, como softwares de gerenciamento comercial e de projetos. Vendedores estagnados não aprimoram sua produtividade e, pior, têm dificuldades em aumentar seus resultados.
Veja Também: Atendimento é a porta de entrada mas também a de saída
Por isso, o treinamento precisa ser recorrente. Dessa maneira o método se fixa melhor nos vendedores. Além dele ser mais facilmente reproduzido no caso de trocas ou acrescimentos na equipe de vendedores. Por fim, é importante lembrar: o treinamento é como o estudo, precisa ser parte da rotina. Portanto, mantenha a constância do treinamento.
5 – Incentive a prática de atividades físicas
De acordo com matéria da Exame, o sedentarismo custa ao mundo US$ 67,5 bi por ano. Imagine quanto está custando para sua empresa?
Está mais do que provado que a falta de atividade física afeta a produtividade no trabalho. Quer uma sugestão? Feche parcerias com academias ou incentive a prática de alguns exercícios antes do expediente ou após o almoço. Outra possibilidade é contratar um professor de ginástica laboral.
Uma equipe de vendedores preparada fisicamente, além de ser mais saudável, possui mais emoções positivas, qualidade de vida e disposição para entregar resultados melhores. Desta maneira, você aumenta a produtividade total da sua empresa, além de prevenir problemas de saúde e zelar pelos seus funcionários.
Viu como a produtividade pode ser afetada por coisas simples? Basta focarmos no que é certo! E aí, ansioso pra aplicar isso na sua equipe de vendedores?
About The Author: Admin
More posts by admin