O que sua empresa precisa para desenvolver uma mentalidade de vendas?

Aumentar as vendas e construir novos negócios andam de mãos dadas, mas nem sempre significam a mesma coisa. Por isso, criar uma equipe de vendas vencedora pode ser um grande desafio para gestores comerciais e empreendedores.

Para ter um time campeão é preciso focar em 3 áreas.

  • equipe de vendas
  • sistema de CRM
  • ter um bom gestor

Vamos às dicas?

1- Vendedores precisam usar tecnologia

Antes, toda a tecnologia que um vendedor precisava era uma agenda, um bip e um telefone fixo. Hoje isso mudou. Um vendedor de uma empresa que quer passar uma imagem de sucesso, precisa estar equipado com tecnologia de ponta para aumentar sua produtividade. Mesmo quando o trabalho de cada um é diferente, é preciso de coesão entre os membros da equipe. Um sistema de CRM é um lugar único para suas equipes de venda colaborarem, venderem e fazerem novos cliente, construindo uma sólida plataforma para o seu negócio crescer.

2 – Vendedores precisam de uma poderosa ferramenta de prospecção

A experiência de grandes vendedores demonstra que ter um plano de prospecção focado em ganhar um mercado, um tipo de negócio ou um território é uma maneira de unir esforços para criar um grande impacto no mercado e nas vendas. Unindo isso, a um sistema de CRM profissional, os resultados serão mais eficazes e a sua empresa vai ter um direcionamento e uma meta segmentada. Não permita que seus vendedores saiam prospectando ao acaso. A direção é a melhor maneira de ter performance e alcançar os resultados esperados.

3 – Encontre métricas para avaliar o desempenho.

Como se trata de uma organização voltada para vendas, é preciso monitorar atividades para identificar o que funciona e o que não funciona. Relatórios e painel de vendas ajudam a evidenciar o que você pode melhorar, bem como os pontos fortes da sua equipe de vendas. Isso permite que você tenha uma melhor visão para alinhar o seu time de maneira mais direta, mais eficiente e que atraia os melhores resultados possíveis. O primeiro passo é observar e monitorar apenas as melhores métricas.

4 – Desperte o instinto competitivo de sua equipe de vendas.

Pergunte a eles, “o que cria uma emoção mais forte, você ganhar ou perder?”. Os mais competitivos odeiam mais perder do que gostam de ganhar e vendedores são profissionais completamente competitivos e motivados. Competições internas, concursos e games são uma ótima maneira de explorar a natureza competitiva. Levam as pessoas a se reunirem e se manterem motivadas para continuar jogando o jogo de vendas.

E se você está mensurando corretamente, existem muitas oportunidades em uma competição em torno de uma dessas métricas, (como por exemplo, fazer mais chamadas de vendas) para progredir rapidamente e fechar mais negócios.

5 – Sempre recrute

O mundo corporativo é muito dinâmico. Pessoas mudam de empresas, de cargos e de objetivos muito rapidamente. Com sua equipe não é diferente. Nunca se sabe quando alguém da sua equipe vai decidir que é hora de mudar. Se você tem cartas na manga, preencher os lugares de quem sai passa a ser um desafio menos exaustivo do que iniciar um processo seletivo do zero.
Portanto, recrute sempre novos talentos para qualquer eventualidade.