Os prejuízos causados a uma empresa com a rotatividade de funcionários são diversos, desde o aumento de gastos até a perda de credibilidade diante de seus clientes.

No comércio não é diferente, algumas empresas estão sempre tentando motivar os seus funcionários a vender mais rápido e sempre em grande quantidade. Assim, recorrem à famosa meta, que nem sempre podem ser cumpridas, o que assusta alguns membros da equipe. O que causa, portanto, a rotatividade dos funcionários.

Mas, é preciso ficar atento: nem sempre vender mais rápido é a solução para a empresa. Muito pelo contrário, é preciso vender sempre, mesmo que os processos de venda demorem. Dessa maneira, é preciso motivar esse funcionário dia a dia, ao invés de estressá-lo a ponto de pedir demissão.

Aumento de Gastos

Quando um funcionário sai da empresa, além do acerto de contas (que inclui aviso prévio, pagamentos dos dias trabalhados, férias vencidas e proporcionais, 1/3 de férias, 13º proporcional) a empresa ainda terá novos gastos com os processos de seleção, treinamentos, adaptação do próximo funcionário e etc.

Perda de Conhecimento

Quando o funcionário trabalha na empresa por algum tempo, ele passa a ter um amplo conhecimento sobre o trabalho exercício, e quando ele sai desta empresa, além da perda produtiva e técnica, ainda se perde todo investimento que foi feito em cima desse funcionário, cursos oferecidos e outras coisas que precisarão ser investidos novamente no funcionário que o substituir.

Adaptação do novo funcionário

Obviamente, a contratação de um novo funcionário exige uma grande mobilização de esforços. Seja para os processos seletivos e nos treinamentos ou ainda na fase de adaptação desse novo funcionário. Além disso, nesse período o seu desempenho não será tão bom, e isso pode acabar impactando nos resultados. Portanto, organize-se para minimizar ao máximo essa perda através da rápida integração do novo funcionário ao seu ambiente de trabalho.

Perda de Credibilidade

Uma empresa com alta rotatividade de funcionários leva a imagem de que existe algum problema com ela. A alta rotatividade de pessoal pode vir a representar uma falta de credibilidade da empresa. Isso, então, afeta a disponibilidade junto aos seus colaboradores, parceiros e até mesmo para funcionários em potencial. Pode acabar gerando m marketing contrário. E por esses, e outros motivos é sempre muito importante ficar atendo quanto à rotatividade dos funcionários de sue empresa. Vender mais rápido nem sempre é lucrativo, vale muito mais a pena construir uma imagem sólida de sua empresa.

Entretanto, o que fazer para evitar a rotatividade de funcionários na minha empresa?

Para isso não existe uma fórmula certa, são pequenas mudanças tomadas que podem fazer toda a diferença. Em vez de focar em vender mais rápido, de atingir metas, o ideal é motivar esse funcionário. Mostrar a ele o quanto ele é importante para sua empresa, comunicar-se, inclui-los em projetos, em decisões.

Quando um funcionário é estimulado a sair de sua zona de conforto ele começa a se auto desafiar. Assim, ele vai por si mesmo correr atrás de novos conhecimentos. Por isso é necessário sempre motivar a sua equipe. Seja através de treinamentos ou recompensas pelo bom trabalho prestado. Quando nos referimos a recompensas, não precisa ser necessariamente a recompensa financeira.

Portanto, você pode oferecer a esse funcionário uma folga extra, um curso. Ou até mesmo o fato de parabenizá-lo pode fazer uma grande diferença. O grande segredo para evitar a rotatividade de funcionários, e os prejuízos decorrentes  é motivar e valorizar a sua equipe. Porém, não basta querer vender mais rápido, é preciso construir um relacionamento baseado na confiança e troca. Os resultados finais valerão muito a pena!