Algumas pessoas não sabem, mas profissão de vendedor é uma das mais antigas da história. E, apesar de pouco valorizada, é o principal elo entre a empresa e o consumidor final. Sendo então, indispensável. Leia o texto a seguir e entenda um pouco mais sobre a importância dessa profissão. 

O Estigma

O estigma criado encima da profissão de vendedor faz com que muitos dos clientes fiquem na defensiva na hora da venda. Frases prontas como “hoje não” ou “só estou dando uma olhadinha” são formas de se ver livres do vendedor, como se ele somente estivesse por perto para fazer com que os clientes gastem dinheiro mesmo que não precisem.

Apesar de alguns terem uma imagem tão negativa do vendedor, quem é do ramo do comércio sabe que ser vendedor não é nada disso, pelo contrário, é uma profissão de grande responsabilidade, pois o que uns chamam de “lábia de vendedor” outros sabem que são técnicas de venda estudadas, planejadas e bem estruturadas.

O que é preciso para ser um bom vendedor?

Para se considerado um vendedor de qualidade, a pessoa deve ter muitas características positivas. Dentre elas a paciência, a cordialidade, a boa comunicação, a pro-atividade. Porém, acima de tudo, total conhecimento em relação ao(s) produto(s)/serviço(s) que sua empresa vende. Pois, afinal de contas, o vendedor é o detentor da informação. E assim sendo, é ele quem deve tirar toda e qualquer dúvida dos clientes.

O fato é que ser vendedor não é nada fácil. É preciso gostar da profissão, acreditar no produto que está sendo oferecido e gostar de lidar com pessoas. Quando a empresa enxerga o valor deste profissional e fornece treinamentos e todo o suporte necessário para que ele possa aprimorar seu modo de trabalhar, somente usufruirá vantagens. Isso porque quando um atendimento é bem feito, o cliente sai satisfeito. Ao mesmo passo, o vendedor alcança sua meta de vendas e a empresa lucra, ou seja, todos saem felizes.