Um dos maiores desejos dos vendedores é o de conseguir muitas vendas, obviamente. Para que isso aconteça, é necessário que o cliente se sinta atraído e confortável com a ideia de comprá-lo. Há um tempo, para que o vendedor conseguisse atingir esses dois objetivos ele prometia que o produto o ajudaria em muitas coisas e empurrava a ele o que conseguia. Atualmente muita coisa mudou, se você deseja saber como se relacionar melhor com seus clientes, continue acompanhando o texto.

1ª dica: Pense em como agregar valor ao seu cliente.

Os clientes agora estão mais exigentes, se colocando em uma posição diferente de anos atrás. Agora eles têm plena consciência de que podem escolher entre os mais diversos produtos e serviços. E é exatamente isso que eles fazem. Sendo assim, ao tentar ofertar algo é importante analisar se o que você está oferecendo é o que o cliente necessita.

2ª dica: Não minta a respeito do produto

Ao contrário do que era feito antigamente, atualmente os vendedores precisam ser sinceros a respeito do que estiver vendendo. Agora os clientes podem, por meio de uma rápida busca na internet, verificar a reputação da empresa e também obter informações sobre o produto que irão adquirir. Além disso, dizer inverdades sobre os produtos pode fazer com que os clientes espalhem esse fato e ameaçar a reputação da empresa.

 

3ª dica: Não ofereça produtos, ofereça soluções

Uma estratégia bastante utilizada por alguns vendedores é a de fazer com que a conversa tome um rumo que seja vantajoso para o próprio vendedor. Essa tática não é mais tão eficiente, pois o que o cliente procura é uma solução rápida para seu problema. É isso que o vendedor deve identificar e suprir tal necessidade. Caso faça o oposto, o cliente pode perceber e a venda pode dar errado.

Essas são algumas dicas importantes para que o vendedor consiga ter uma relação melhor com o cliente. Gostou? Deixe sua opinião nos comentários!