Em tempos de crise, precisamos ser rápidos e diretos para contornar a grande dificuldade nas vendas do varejo. Para isso, separamos algumas dicas criativas e inovadoras que você poderá utilizar em sua loja e experimentar a reação dos clientes. Alguns comerciantes já aplicaram essas dicas e comprovaram uma melhora significante em suas vendas!

Portanto, vamos conhecer essas dicas valiosas para aumentar as vendas no seu negócio.

A propaganda é a alma do negócio.

Cuide da fachada de sua loja

Renove e inove com uma boa pintura, melhore a iluminação e organize os letreiros. Faça uma mudança radical em sua vitrine e chame a atenção do seu cliente! Por exemplo, se sua vitrine sempre foi muito colorida e cheia de muitos enfeites, aproveite esse momento para deixá-la mais clean e moderna, ou seja, renove o estilo de sua decoração. Se precisar pesquise na internet dicas de como aproveitar melhor o espaço, o que você já possui e crie um cenário mais sofisticado.

Estruture seu layout.

Mude algumas gôndolas e expositores de lugar. Da mesma maneira, se possível, mude também os setores, crie um movimento novo para causar curiosidade no seu cliente. Dê uniformidade nas cores e setores, todos gostam de observar uma boa organização. Eventualmente, coloque um som ambiente, troque a seleção de sempre por uma seleção de músicas novas de acordo com o seu ramo, busque um estilo de música mais apropriado, fique atento, a música tem que ser agradável.

Abuse das promoções.

Tire todas as placas velhas, se possível reutilize, então as pinte com uma cor diferente da anterior, as posicione de forma que o cliente não precise se esforçar para ler. O cliente só compra quando realmente tem certeza que está na vantagem, então tente passar isso em sua propaganda de forma coerente. Como exemplo, crie uma promoção com sorteio de vale-compras e prêmios nas compras acima de R$ 100,00. Isso ajuda ao cliente e ter uma preferência em comprar no seu estabelecimento. Isso gera, fidelização do cliente.

Busque apoio dos seus fornecedores.

Tudo é questão de conversa. É claro que se você aumenta suas vendas seus fornecedores vão ficar contentes! Sendo assim, não fique no achismo. Convide seus fornecedores para realizar algumas ações em sua loja (degustações, apresentações de produtos, brindes), além de criar uma imagem positiva para seu estabelecimento, os consumidores adoram isso!

2 – Funcionários felizes vendem mais

Crie uma campanha de vendas onde cada um tem sua meta a ser cumprida. Não só, mas também crie uma camiseta como uniforme para essa campanha, de preferência que tenha dia e hora para acabar e caso todos ajudem a bater a meta faça um almoço ou jantar para todos. Tire fotos, reconheça sua equipe, faça dela seu time e torça por ele!

Traga novas informações para seus funcionários através de vídeos ou conversas. Seus vendedores precisam que saber ouvir e argumentar com o cliente durante as negociações. Hoje, o que não faltam são palestras, treinamentos em vendas, técnicas de vendas e técnicas de negociação. E claro, tudo disponibilizado gratuitamente na internet.

Organize pequenos grupos de estudos todos os dias, no final de um ciclo. Da mesma forma, incentive os seus vendedores com um brinde ou certificado. As pessoas sentem necessidade do reconhecimento. Seja visionário, use isso ao seu favor. Depois desse treinamento acompanhe os resultados, e aplique o feedback para aqueles que não apresentarem nenhum resultado. Afinal, melhoria deve ser contínua.

3 – Um atendimento eficaz é aquele que traz o cliente de volta!

Com certeza o atendimento de excelência deve fazer parte da visão, missão e valores da sua empresa. Sendo assim, os clientes estão cansados de serem pressionados a comprar e ainda serem mal atendidos. Dessa forma, hoje em dia, isso se vê muito comum em todas as lojas. Portanto, aproveite essa oportunidade para fidelizar o cliente.

Estimule sua equipe a sempre ter um sorriso no rosto, bom humor, educação e sensibilidade. Principalmente em nome da sua empresa. Afinal, é um trabalho que exige continuidade, é claro. Porém, depois que o cliente se sente satisfeito, a preferência dele sempre será pela sua loja!